[DOWNLOAD] "Mateus Pinho Gwenjere Um Padre Revolucionário" by Lawe Laweki ~ Book PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Mateus Pinho Gwenjere Um Padre Revolucionário
- Author : Lawe Laweki
- Release Date : January 24, 2019
- Genre: Religion & Spirituality,Books,
- Pages : * pages
- Size : 15630 KB
Description
O livro “Mateus Pinho Gwenjere: Um Padre Revolucionário” retrata a história da vida de um padre moçambicano que se juntou ao movimento de libertação, FRELIMO, na Tanzânia em 1967. Confrontado com a realidade no movimento, em pouco tempo colidiu com a direcção da FRELIMO. Logo após a independência em 1975, foi sequestrado de Nairobi, Quénia, onde vivia exilado, e sumariamente executado pelo governo da FRELIMO.
O livro destaca os pensamentos religiosos do Padre Gwenjere bem como as suas actividades sociais e polÃticas. Segundo ele, a Igreja Católica em Moçambique estava dividida em duas Igrejas durante o perÃodo colonial: a “Igreja Salazarista”de Dom Teodósio Clemente de Gouveia, que defendia os interesses do regime colonial português, e a “Igreja Profética” de Dom Sebastião Soares de Resende, que defendia o direito do povo moçambicano à autodeterminação. “A Igreja não pode ter apenas preocupações mÃsticas. Deve também preocupar-se com as questões sociais … Os missionários portugueses estão a prejudicar o Cristianismo ao não cumprirem a missão que lhes foi confiada pela Igreja”, disse o Padre Gwenjere à sua audiência nas Nações Unidas, em Nova Iorque, em 1967.
Ele estava envolvido na luta pela independência assim que foi ordenado ao sacerdócio, defendendo os direitos das pessoas, a sua cultura e a sua lÃngua; mobilizando pessoas para a desobediência civil; exortando as pessoas a se recusarem a cultivar o algodão e a serem removidas à força das suas terras de origem; e enviando jovens moçambicanos para a Tanzânia para se juntarem à FRELIMO.
O livro é um apelo para o sarar de feridas e para uma genuÃna reconciliação entre os moçambicanos, o que necessariamente requer que o governo da FRELIMO revele onde o Padre Gwenjere foi enterrado, assim como onde foram enterrados outros lÃderes nacionalistas, incluindo Reverendo Uria Simango, Paulo Gumane, Adelino Gwambe, Lázaro Nkavandame, e Dra. Joana Simeão, para que possam receber dos seus familiares um enterro condigno.
Fotos da capa: Padre Mateus Pinho Gwenjere; Padre Charles Pollet visitando aldeias, levando consigo a sua cama de campanha e altar portátil; e guerrilheiros da FRELIMO num comÃcio.